“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”

kaizen

Essa é a premissa da filosofia Kaizen. O termo vem do japonês, e significa “mudança para melhor”. O conceito surgiu após a Segunda Guerra Mundial, quando várias empresas japonesas passaram a aplicar práticas que depois foram englobadas pela ideologia japonesa.

As práticas de Kaizen trazem aquilo que todo empreendedor procura: redução de custos e aumento de produtividade, visando o aprimoramento não só da empresa, como também de seus colaboradores de uma forma geral.

De acordo com os ensinamentos do professor Masaaki Imai, considerado o pai do Kaizen, isso ocorre a partir do pressuposto que as pessoas podem melhorar continuamente no desenvolvimento de suas atividades.

O trabalho coletivo deve prevalecer sobre o individual; o ser humano é visto como um dos bens mais valiosos de uma organização, e que deve ser incentivado a direcionar seu trabalho para as metas compartilhadas da empresa. Este processo ajuda a melhorar a lucratividade da empresa a médio e longo prazo.

Quer saber um grande exemplo de organização de sucesso que utilizou estas técnicas? Que tal o Sistema Toyota de Produção (STP)? O grupo ficou mundialmente conhecido por ter dado origem à filosofia Kaizen e ao seu revolucionário crescimento que, com certeza, influenciaram o sucesso de centenas de outras empresas que utilizaram o mesmo método.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s